São muitos os objetivos que levam alguém a iniciar uma dieta, como o desejo de perder peso, ter mais saúde e disposição, ganhar massa muscular ou apenas se alimentar melhor. Independentemente do objetivo, a escolha de um profissional especializado faz toda a diferença na hora de alcançar o resultado desejado. Para alguém que deseja repor nutrientes específicos, desintoxicar o corpo e perder peso, recomenda-se um especialista em nutrição ortomolecular.

A prática da nutrição ortomolecular busca, principalmente, o equilíbrio e a desintoxicação do organismo, repondo vitaminas e minerais que estão em falta e cortando aqueles que estão em excesso. Diferentemente de nutricionistas convencionais, que conversam com o paciente e elaboram dietas adequadas para atender à necessidade da rotina, o especialista em nutrição ortomolecular trabalhará em nível celular, diagnosticando quais são as carências e os excessos nutricionais do corpo por meio de um exame de cabelo, sangue ou urina.

A dieta prescrita será feita de acordo com os resultados laboratoriais e apontará o que pode ser adicionado ou substituído do cardápio e em quais quantidades específicas, visando corrigir as necessidades do corpo. O nutricionista ortomolecular prescreverá, por exemplo, um cardápio rico em frutas, vegetais e grãos para uma pessoa que está com deficiência em vitamina C e ferro, embora não apresentesintomas de anemia.

Os alimentos mais comuns dentro da dieta ortomolecular são aqueles considerados antioxidantes, por isso é normal haver grandes quantidades de soja, levedo, linhaça e amêndoas. O consumo de água também é importante nessa modalidade. Especialistas recomendam o consumo de 40ml por quilo do paciente, de forma fracionada ao longo do dia.

Vantagens da dieta ortomolecular

Uma das vantagens dessa modalidade de dieta é o foco voltado para as necessidades individuais do organismo de cada pessoa, sem abrir mão dos demais nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, levando em consideração suas particularidades. Não é uma dieta fácil, afinal, as prescrições de alimentos e as quantidades devem ser seguidos à risca, e ela requer exames periódicos para o acompanhamento dos efeitos. Mas, segundo especialistas, os resultados valem o esforço.

Com o organismo devidamente equilibrado, o corpo começa a responder melhor. Muito mais do que incentivar a perda de peso, a dieta ortomolecular promove melhorias no sistema digestivo, no cabelo e na pele. Especialistas também afirmam que a dieta é capaz de adiar os efeitos do envelhecimento físico, proporcionando maior disposição e energia.

Você é profissional e deseja se destacar no mercado de trabalho aprofundando seus conhecimentos? Conheça os cursos de especialização na área de Nutrição EAD da Pós Estácio!

 

 

Leia também:

Entenda a importância de uma avaliação nutricional antes de uma dieta

Aplicação de fitoterápicos na nutrição esportiva