Cada vez mais especialistas de educação apontam os benefícios do ensino da Língua Inglesa no ambiente escolar nos primeiros anos de aprendizagem. Quanto mais cedo este contato com a segunda língua se iniciar, mais fácil será a absorção deste conhecimento, uma vez que sabe-se que com o passar dos anos há um declínio educacional e a criança vai perdendo essa habilidade.
Quando o ensino ocorre de forma natural, assim como acontece com a língua materna, haverá um jovem ou adulto muito mais preparado para se comunicar, compreender o que está sendo transmitido, ou raciocinar em outro idioma. Ele também estará em vantagem nos desafios do mercado de trabalho, tais quais como provas, concursos públicos, entre outros. Segundo especialistas, isso acontece porque as conexões que o cérebro faz quando somos mais novos são mais fáceis e naturais, o que facilita o aprendizado do idioma. Após um determinado tempo, o nosso cérebro tem dificuldade para realizar estas ligações. As crianças crescem tendo claro que as coisas podem ter mais de um nome. Isto é, aprender o inglês da maneira que estão aprende português, porém sem que isso atrapalhe na alfabetização.
Professores ressaltam a importância de um método de ensino que faça com que a criança encare o aprendizado de forma adequada, para que sua relação com o idioma seja positiva, tornando o ensinamento algo divertido e lúdico. Destaca-se também a importância de que alunos aprendam de maneira que faça sentido, para que possam empregar em suas vidas tudo o que estão aprendendo. Isso inclui leitura de literatura internacional, interação com outros jogadores em jogos online, tradução de músicas e até consumo de filmes e séries. Assim é possível colocar o aprendizado em prática de forma divertida e funcional.
O mercado de trabalho para professores de inglês
Com o ensino do Inglês cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, a demanda por profissionais especializados em é crescente. Com um mercado amplo de oportunidades e possibilidades de atuação, desde escolas de ensino fundamental, médio, até instituições privadas e empresas que desejam capacitar seus funcionários.
Este profissional encontra boa empregabilidade em quaisquer ambientes que decida atuar como docente. De acordo com um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), professores e profissionais de educação em geral têm uma taxa de ocupação de 94,83% em representação de profissionais empregados formalmente.
A demanda do mercado requer profissionais que estejam aptos principalmente em fluência oral, boa pronúncia e entonação, com sólido conhecimento no idioma, além da atualização e aprimoramento curricular constante. Entre os cursos superiores e de especialização disponíveis para a formação de professores, estão os cursos de Letras – Inglês no formato bacharelado ou licenciatura. Para aperfeiçoamento e especialização, destaca-se os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, que preparam o profissional para atuar especificamente em sala de aula, com os mais diversos perfis de alunos.
Você é graduado em Letras e deseja se especializar em Ensino da Língua Inglesa? Conheça o curso de Pós-graduação EAD em Ensino da Língua Inglesa da Pós Estácio!