Anvisa alerta para riscos de medicamento usado por gestantes

 

Na última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre um medicamento usado por gestantes para evitar náuseas. O motivo do alerta se deu por conta da substância ondansetrona e seu risco de má-formação orofacial, como lábio leporino, em crianças.

Após a divulgação de estudos que apontaram um aumento no número de casos, a Anvisa recomenda cautela na prescrição dos medicamentos. A pesquisa levou a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Aemps) a proibir o uso da substância durante a gravidez. Entidades médicas afirmam que o risco à saúde humana é considerado baixo e que a indicação deve ser feita quando outras medidas não tiverem o sucesso esperado.

O informe da Anvisa diz que os cuidados com a indicação devem ser principalmente no primeiro trimestre da gravidez. O órgão ainda recomenda que mulheres em idade fértil que fazem uso da medicação sejam orientadas a utilizar métodos contraceptivos eficazes.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia se manifestou sobre o assunto e esclareceu que medicamentos que possuem a substância na composição mostram-se mais eficazes e com menos efeitos colaterais. O presidente da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da entidade, Olímpio Barbosa de Moraes Filho, considerou o risco como “irrisório”e afirmou que a pesquisa é controversa: “A diferença é de três casos e é um estudo retrospectivo, então é questionável.”

 

Conheça o curso de pós-graduação EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos da Pós Estácio!