Atuação profissional e controle de qualidade em farmácias magistrais


Postado:


Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco, e isso também se aplica a quando falamos de medicamentos, substâncias químicas e farmacêuticas. Foi com a preocupação focada no controle de qualidade de medicamentos manipulados que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu parâmetros rigorosos para garantir a segurança e a eficácia de medicamentos em farmácias magistrais.

Os parâmetros previstos pela Anvisa avaliam e qualificam fornecedores de matéria-prima para garantir uma aquisição segura, uma vez que, após o fornecimento, a responsabilidade do produto passa a ser da farmácia. O órgão também fiscaliza farmácias para assegurar que essa matéria-prima está sendo armazenada e conservada em local adequado.

Outro fator importante para garantir a qualidade do medicamento manipulado é a identificação e a clareza das informações. O produto deve estar etiquetado com os seguintes dados: nome do paciente a quem foi destinado, profissional responsável pela prescrição médica, componentes, farmacêutico responsável, data de fabricação e validade. Todos esses processos de controle de qualidade interno requerem a supervisão de um profissional responsável por garantir que todas as etapas estão sendo feitas corretamente.

O mercado de trabalho para o farmacêutico magistral

O aumento na procura por medicamentos manipulados indica uma expansão no mercado farmacêutico magistral. Um dos fatores deste crescimento está no preço competitivo dos medicamentos manipulados, que segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), pode ser até 20% mais em conta comparado com o medicamento industrializado. Outro motivo da procura é que medicamentos manipulados são fabricados na dosagem correta e específica para determinado tratamento, conforme prescrito pelo profissional de saúde.

Além de ser uma boa especialização para profissionais com intenção de empreender, o salário do farmacêutico magistral também é bastante competitivo no setor privado, dependendo do local de atuação, sendo uma boa opção para profissionais e especialistas em início de carreira.

Controle de Qualidade em Farmácias, entre outras disciplinas, estão na grade do curso de especialização em Farmácia Magistral da Pós Estácio. Conheça este e outros cursos voltados para profissionais de Farmácia.

 

Leia também:

Novidades para os profissionais de farmácia

Rede de locais para vacinação em SP conta com farmácias e drogarias

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019