Como estudar EAD? Conheça dicas para melhorar seu desempenho nos estudos.


Postado:


Confira como organizar seu tempo para tornar seus estudos mais eficazes

Conciliar cursos com a rotina agitada não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um curso de pós-graduação, que muitas vezes tem o intuito de complementar uma carreira já consolidada e cheia de compromissos. Ser eficiente nos estudos, revisar conteúdo diariamente e reter a informação com clareza chegam a ser desafios para muita gente, inclusive para aqueles que estudam a distância e não adotam métodos adequados de estudo, o que afeta diretamente no rendimento dos estudos.

Segundo o coordenador pedagógico da Pós Estácio, Prof. Emerson Rocha, a pós-graduação EAD é especialmente aconselhada para quem precisa de flexibilidade de local e horário para estudos. A modalidade só cresce com o passar dos anos e se mostrou uma grande aliada para a atualização e especialização profissional. Segundo uma projeção divulgada pelo IBMEC, espera-se que até 2022, 50% de todos os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil sejam EAD.

Mas, afinal de contas, o que fazer para conciliar a vida profissional com um curso de especialização?  O rendimento nos estudos depende de vários fatores, ainda mais na modalidade EAD. Entretanto, nada é impossível com um pouco de disciplina, força de vontade e muita organização.

Confira a lista de dicas que a Pós Estácio preparou para você melhorar seus resultados estudando a distância:

1 – A organização é a alma do negócio

Organizar-se é fundamental para adequar a rotina aos estudos de um curso a distância. É imprescindível colocar sua rotina na ponta do lápis, reservar horários especialmente dedicados para ler e reler os conteúdos, e fazer os exercícios e as pesquisas de acordo com os prazos indicados pela instituição.

Ao se anotar todas as tarefas do dia e os horários em um papel, é possível visualizar as atividades, o tempo que cada uma delas leva e encaixar tarefas da pós-graduação em sua rotina. Encontrar esse tempo para estudos é a parte mais importante na estruturação de uma nova rotina. O ideal é contar com o auxílio de um planner de tarefas, uma planilha ou até mesmo uma agenda.

2 – Monte um cronograma de estudos

Aproveitando a organização da rotina, não se esqueça de organizar também os prazos de estudo de conteúdos, de entrega de atividades e das avaliações. Essa prática é infalível, e pode não dar certo apenas para aqueles que ignoram as datas a cumprir.

Divida o tempo de estudos para cada uma das matérias e aplique a metodologia que funcionar melhor para a sua assimilação e aprendizado de conteúdos.

3 – Tenha um local apropriado para estudos, mas evite muito conforto

Estudar a distância requer um ambiente apropriado para dedicação e concentração, o que resulta no aprendizado eficaz. O ideal é uma mesa com acesso a livros, cadernos, canetas e facilidade de leitura e escrita. Tentar estudar na cama ou no sofá pode comprometer a produtividade e a concentração, uma vez que você estará confortável demais e poderá pegar no sono. É exatamente aí que entram os métodos de disciplina que estipulam aquele horário especificamente para os estudos, e não para cochilos.

4 – Crie mecanismos de motivação para si mesmo

 Você não precisa ser uma máquina de estudos 24 horas por dia. Crie um sistema de “recompensas” para si mesmo, conforme você cumpre suas metas de estudo. Conseguiu estudar por 60 ou 120 minutos direto? Recompense-se com um passeio, uma soneca, uma leitura ou um filme agradável. Dessa forma, você se manterá motivado para cumprir o proposto, ter um bom rendimento e fixação de aprendizado, e ter sua recompensa.

Você também pode mesclar conteúdos fáceis com conteúdos difíceis, para tornar os estudos menos massantes e estabelecer metas de estudo.

5 – Fuja das distrações

Outra dica essencial na busca por resultados satisfatórios de estudo é fugir das distrações. Recomenda-se desligar as notificações do celular, evitar música ou TV ligada, para não prejudicar sua concentração. Nessas horas, lembre-se de que você tem um objetivo maior e que nada pode afastá-lo dele. Perceba quais são suas maiores distrações no ambiente de estudos e fuja delas o quanto antes.

6 – Não subestime a modalidade EAD

É necessário ter em mente que a modalidade de estudo a distância não torna o aprendizado mais fácil do que um curso de pós presencial. É necessário o mesmo tanto de esforço e concentração, e muitos acabam se enganando ao subestimar o curso EAD dessa maneira. Estudar a distância exige comprometimento e assiduidade.

O não cumprimento de prazos, assim como desempenho e rendimento insatisfatórios ocasionam a reprovação do aluno, por isso, uma vez que você se compromete com um curso de pós-graduação EAD, é necessário se dedicar para que o investimento traga resultados satisfatórios.

7 – Tire suas dúvidas

Apesar de o ensino ser a distância, é essencial tirar dúvidas a respeito do conteúdo estudado. Guardar dúvidas ou ignorá-las pode atrapalhar seu rendimento nos estudos.  Para isso, você pode contar com recursos que sua instituição de ensino oferece aos alunos, como fóruns de discussão, e-mail do professor ou tutor do curso, além de plataformas de conversas com outros colegas. O importante é não permanecer com a dúvida na cabeça.

8 – Conte com todos os recursos para se aprofundar no conteúdo

A modalidade EAD permite grande liberdade de acesso a conteúdos, uma vez que você tem toda a internet à sua disposição. Você não precisa se restringir necessariamente aos conteúdos disponibilizados pela instituição. Assistir a filmes relacionados ao tema estudado, ouvir podcasts sobre o assunto, consumir aplicativos de estudos, entre outros recursos, também é estudar. É claro, contanto que o tempo investido nessas mídias efetivamente esteja contribuindo para o seu aperfeiçoamento profissional.

9 – Escolha uma boa instituição de ensino

Pesquisar conceitos, referências e avaliações oficiais de uma instituição de ensino é essencial na hora de se matricular em um curso de pós EAD, uma vez que essa escolha fará toda a diferença na sua especialização. Informe-se sobre a metodologia, a grade curricular, os conteúdos e o corpo docente antes de fazer sua escolha, além de pesquisar a avaliação da instituição no Ministério da Educação. A Pós Estácio, por exemplo, é nota 5 no Conceito Institucional EAD, avaliação feita pelo MEC.

Segundo Ricardo Bordinhão, aluno do curso de MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior, sua experiência como aluno de pós EAD na Estácio está sendo perfeita, e ele conta por que escolheu a instituição: “Por ser uma instituição de ensino conceituada, e vi que o curso, além de ser completo, é bem inovador, com uma didática moderna que atenderia às minhas necessidades e expectativas”.

Por fim, é possível concluir que a educação a distância conquistou um espaço privilegiado na educação brasileira, tanto por sua qualidade comprovada e reconhecida pelo MEC, como pela sua infinidade de vantagens para quem tem muitos objetivos e pouco tempo. A previsão é que essa modalidade continue em constante expansão, oferecendo educação e capacitação de forma acessível para todos.

 

LEIA MAIS:

As 10 pós-graduações EAD mais procuradas em 2019

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020