Cuidados com a alimentação na terceira idade


Postado:


Para garantir saúde e longevidade sem preocupações, algumas medidas devem ser tomadas durante o período final da fase adulta, em que o corpo e as funções motoras começam a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento. No início desse estágio, que chamamos de terceira idade, o corpo começa a passar por mudanças físicas e metabólicas que exigem maior número de nutrientes e vitaminas, entre outros cuidados na alimentação.

Segundo especialistas, a palavra-chave para a alimentação nessa fase da vida é: equilíbrio. Com o metabolismo do corpo se tornando cada vez mais lento, o adulto que está na terceira idade não gasta energia ou queima calorias como fazia antes, por isso, o excesso de sal, doces, frituras e massas, deve ser evitado para a prevenção de doenças como pressão alta, diabetes e obesidade.Apesar da cautela, o açúcar não deve ser cortado completamente da alimentação, mas substituído por frutas, já que ele continua sendo uma das principais fontes de energia para o corpo, assim como os carboidratos de pães e massas.

O consumo adequado de proteínas e vitaminas deve ser priorizado e realizado de forma prática e de fácil deglutição, como por meio de sopas de legumes e de carnes. O consumo de alimentos sólidos e de fibras também é bastante importante para o bom funcionamento do intestino. A ingestão de líquidos deve ser observada, já que nessa fase a sede tende a diminuir, embora o corpo ainda precise de hidratação.

A prática de exercícios leves e de atividades físicas de baixo impacto também é de extrema importância para garantir o bom funcionamento das funções motoras e prevenir o atrofiamento precoce. Manter o corpo em movimento, além de prolongar a vitalidade e a disposição, ajuda no bom humor e nas relações sociais.

 

Você, graduando ou profissional de saúde, deseja aprofundar seus conhecimentos em Nutrição na Terceira Idade? Conheça o curso EAD de especialização em nutrição aplicada à terceira idade, oferecido pela Pós Estácio.

 

Leia também:

Nutrição ortomolecular e sua importância para a saúde

Mercado de nutrição e a pós-graduação na área de alimentação para a coletividade 

 

Fonte:

Diabetes

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019