Muita gente acredita que, para emagrecer e conquistar o corpo desejado, basta dar início à uma dieta famosa, moderar na alimentação, comer menos doces e praticar exercícios. Embora uma rotina sem excessos seja um bom caminho para uma vida equilibrada e saudável, a avaliação e a orientação de um profissional de nutrição são essenciais antes de qualquer tipo de intervenção alimentar ou física.

Especialistas ressaltam que iniciar dietas sem orientação profissional é um risco à saúde, já que a falta de alguns alimentos da dieta, à qual o corpo estava habituado, pode ocasionar a deficiência de nutrientes. Só um nutricionista é capaz de indicar as porções e quatidades corretas que cada organismo necessita para o bom funcionamento. Por isso, o primeiro passo para dar início a uma reeducação alimentar é procurar um especialista em nutrição para orientar sobre a melhor forma de conquistar o seu objetivo.

A avaliação nutricional é um estudo completo do paciente, que analisa itens como: características físicas, estilo de vida, alimentação, prática de atividade física, qualidade do sono, nível de estresse e expectativas. Tudo isso orienta o profissional acerca de possíveis riscos de doenças, para que ele possa indica a melhor forma de mudar positivamente a rotina prescrevendo uma alimentação balanceada, adequada e promovendo a qualidade de vida.

A partir dessa avaliação completa, o nutricionista dá início ao diagnóstico que esclarece as dúvidas sobre a saúde do avaliado. Só a partir daí tem início o processo de intervenção com proposta de dieta personalizada, que busca atender às necessidades e aos objetivos do paciente da melhor forma e sem que lhe falte nenhum nutriente. É com base nessa avaliação que também são estabelecidas a forma e a intensidade adequadas de exercícios físicos.

 

Leia também:

Cuidados com a alimentação na terceira idade

A nutrição na promoção de qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down