O farmacêutico hospitalar tem vital importância para o bom funcionamento de um hospital, bem como para o tratamento e a recuperação de pacientes. Quer saber mais sobre o papel e a importância do farmacêutico hospitalar? Então te convidamos a seguir conosco durante este conteúdo!

O que faz um farmacêutico hospitalar?

O desenvolvimento e o avanço das atividades hospitalares promoveram a necessidade de uma participação mais ativa do farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde.
 
Desde então, o farmacêutico hospitalar é o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento e na redução dos custos.
 
Assim, o farmacêutico hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controles, até o último momento, a dispensação e o uso pelo paciente.
 
As farmácias hospitalares requerem um alto custo de manutenção, tomando grande parte do orçamento, o farmacêutico hospitalar pode ajudar na racionalização administrativa com consequente redução de custos e, além disso, está habilitado a assumir atividades clínico-assistenciais.
 
Você também pode gostar de:
+ Farmacêutico especializado tem mais chance de ser aprovado em concursos públicos 
+ O que é atendimento humanizado na saúde e qual a sua importância
+ Pós Estácio investe em especialização a distância para formar farmacêuticos clínicos
 
Os principais objetivos da Farmácia Hospitalar são:
 
estabelecer um sistema eficaz, eficiente e seguro de distribuição de medicamentos;
implantar um sistema apropriado de gestão de estoques;
fornecer subsídios para avaliação de custos com a assistência farmacêutica e para elaboração de orçamentos;
desenvolver, em conjunto com a Comissão de Farmácia e Terapêutica ou similar, a seleção de medicamentos necessários ao perfil assistencial do hospital;
contribuir para qualidade assistencial prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e correlatos.
 
A Farmácia Hospitalar vem crescendo no Brasil, atraindo cada vez mais farmacêuticos para atuarem na área.
 
Atualmente, a Anvisa vem tomando medidas para melhorar o setor, criando melhores regulamentações e especificações. Como é um setor recente, ainda está em aperfeiçoamento, e, por isso, é um ótimo período para a entrada profissional nesse mercado, que se torna cada vez mais importante e procurado.

Como se tornar um farmacêutico especializado em farmácia hospitalar?

Se o seu desejo profissional é atuar na Farmácia Hospitalar, a dica de hoje é: nunca pare de se aperfeiçoar!
 
O mercado para farmacêuticos em Farmácia Hospitalar demanda profissionais de altíssimo nível, com diversas competências e habilidades. Tais competências e habilidades podem ser adquiridas em cursos de especialização na área, que promovem conhecimentos aprofundados de disciplinas na área de área de Farmácia.
 
Dentre os conteúdos abordados na Pós EAD em Farmácia Hospitalar são:
 
• Organização Farmacêutico Hospitalar;
 • Farmacologia e Farmacocinética Aplicada;
• Farmácia Clínica;
• Farmacoterapia Aplicada;
• Central de Misturas Parenterais e Controle de Infecção Hospitalar.

Por que cursar uma especialização a distância em Farmácia?

Agora que já conhecemos um pouco mais da atuação do farmacêutico hospitalar, vamos saber quais são as vantagens de realizar um curso de pós EAD em Farmácia:
 
garantir diferenciais competitivos na área da Farmácia, por exemplo, na subárea de Farmácia Hospitalar;
conseguir melhores oportunidades profissionais;
ampliar o seu networking (rede de contatos);
buscar novos conhecimentos específicos e aprofundados em Farmácia;
flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina;
melhor custo-benefício;
certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos, ampliar seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização EAD na área da Farmácia da Pós Estácio.