Gestão de projetos na era digital

Um projeto é algo único, que nasce com o objetivo de gerar alguma mudança. Na era digital, uma boa gestão de projetos desempenha um papel central na condução bem-sucedida de iniciativas empresariais. Com as transformações tecnológicas e as mudanças no mercado, a gestão de projetos evoluiu para atender às demandas crescentes das organizações. Entenda qual a importância da Gestão de Projetos, suas principais funções e como ela vem se desenvolvendo na era digital no nosso texto de hoje.

A mudança do mercado na era digital

Não há como negar: o mercado digital é um ambiente online de conexão, atração de clientes, compra e venda. Sendo assim, a chegada da era digital transformou fundamentalmente a maneira como as empresas operam, trazendo a necessidade de se adaptar constantemente para permanecerem competitivas.

Claramente, isso resultou em uma crescente demanda por profissionais de Gestão de Projetos, que podem liderar iniciativas de mudança e inovação, mantendo as empresas atualizadas e com projetos que alcancem seus objetivos. Mas, afinal, como é realizado esse trabalho?

Compreendendo a Gestão de Projetos

Tudo que é vendido online, seja serviço, produto ou até mesmo uma ideia é resultado de um projeto. A Gestão de Projetos tem como função envolver o planejamento, a execução e o controle de iniciativas para atingir metas específicas nos prazos e orçamentos definidos. Na era digital, esse trabalho abrange o conhecimento do consumidor digital e a implementação de tecnologias emergentes, como automação de processos, análise de dados avançada e soluções baseadas em nuvem. Assim, o gestor deve saber como desempenhar várias funções, como as descritas a seguir.

Principais funções de uma gestão de projetos

Para obter resultados positivos e uma gestão eficaz de projetos, é necessário grande habilidade organizacional para alcançar metas específicas. Para isso, o gestor de projetos deve desempenhar as seguintes funções:

  • Planejamento estratégico: definir metas, escopo e recursos necessários para o projeto. 
  • Implementação de tecnologia: integrar e implementar soluções tecnológicas que impulsionem a eficiência e a inovação.
  • Gestão de equipe: supervisionar e coordenar equipes multidisciplinares para garantir que o projeto seja executado conforme planejado.
  • Análise de dados: utilizar análises avançadas para tomar decisões e melhorar o desempenho do projeto.
  • Gestão de riscos: identificar e minimizar riscos que possam afetar o sucesso do projeto.

Mercado de trabalho em expansão

Conforme pesquisa do Project Management Institute (PMI), até 2027, espera-se um aumento de 33% no número de oportunidades para gestores de projetos, totalizando mais de 2 milhões de profissionais somente no Brasil.

O mercado de trabalho para esses profissionais é altamente dinâmico, ainda mais se tratando do mercado digital. Empresas de todos os setores buscam especialistas capazes de liderar projetos de transformação digital, colocando seus nomes e suas marcas em destaque.

O gestor especializado tem como possibilidades desempenhar suas atividades em empresas de diferentes setores, órgãos públicos ou até como consultores, criando sua própria empresa. O digital traz essa grande comodidade para quem deseja empreender e ter seu próprio negócio com liberdade geográfica, gerindo pequenos ou grandes projetos como e de onde quiser.

Acha que tem o perfil de um bom gestor de projetos? Conheça a pós-graduação em Gestão de Projetos e desenvolva sua carreira em uma área em expansão e que muitos precisarão do seu trabalho.

One Response

Comments are closed.