A unidade de terapia intensiva é a área hospitalar reservada para a assistência de pacientes críticos e casos de alta complexidade, que necessitam de observação e suporte contínuo. Um ambiente tão importante como esse requer o trabalho de bons profissionais qualificados, capacitados e preparados para lidar com as situações mais adversas. Dessa forma, o trabalho do enfermeiro intensivista exige habilidades, competências e constante aprimoramento em novas técnicas e novidades tecnológicas que podem vir a integrar seu processo de trabalho.
Características do enfermeiro intensivista
O enfermeiro intensivista é o profissional que está à beira do leito e tem a responsabilidade técnica de todas as funções competentes relacionadas ao paciente, inclusive promover higiene, conforto, maior qualidade de vida e minimização da dor. Ele administra banho, curativos e medicações, além de fazer o monitoramento hemodinâmico do paciente. Também cabe ao enfermeiro manter a comunicação com familiares e prestar assistência ao médico plantonista e ao fisioterapeuta.
O enfermeiro intensivo também possui característica multidisciplinar, tendo em vista que, em muitas situações, lida com cargos de gestão. Isso ocorre porque esse profissional trabalha com recursos humanos, materiais e tecnológicos, além de cuidados diversos em situações críticas em que atitudes assertivas são necessárias. Sua atuação também é comum nas áreas de urgência, emergência, pronto atendimento e serviço pré-hospitalar.
Diferente do que muitos pensam, a unidade de terapia intensiva não é necessariamente um ambiente onde o profissional intensivista lida apenas com pacientes terminais. Enfermeiros que pretendem atuar na área devem estar preparados para lidar com fatalidades, mas essa é uma área hospitalar na qual o profissional implementa o suporte avançado de vida, e todos os recursos e tecnologias são empregados para que o paciente tenha chance sobreviver, mesmo em quadros críticos.
Você é profissional de enfermagem e deseja se especializar em Terapia Intensiva? Conheça o curso de Pós-graduação em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade da Pós Estácio!
Leia também: