A pneumonia é uma doença respiratória que consta como a principal causa de morte em crianças menores de 5 anos no mundo todo. Por isso, essa é uma temática que necessita de informação e de conscientização. Assim, hoje, falaremos sobre as principais causas, como prevenir e como tratar a pneumonia. Vamos lá?
O que é pneumonia e quais são as principais causas?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões. Suas causas principais são bactérias, vírus e fungos, e, ainda de acordo com a SBPT, o Streptococcus pneumoniae é causador de 60% dos casos da doença.
Nas últimas décadas, a taxa de mortalidade da pneumonia está em queda. Entre 1990 e 2015, a queda foi de 25,5%. Isso, podemos dizer, ocorreu graças à ampliação do sistema de saúde pública, que possibilitou o cuidado para diversas pessoas que, antes, não tinham acesso.
Sinais e sintomas da pneumonia
Entre as principais manifestações clínicas da doença, estão:
• Tosse com expectoração.
• Dor no tórax.
• Mal-estar geral.
• Falta de ar e febre.
Contudo, esses sintomas são semelhantes a outras doenças respiratórias, por exemplo, a Covid-19. Por isso, na presença de um ou mais sintomas, procure uma consulta médica, para avaliação e investigação.
Transmissão
De acordo com publicação do Ministério da Saúde, a pneumonia pode ser adquirida por meio do ar, da saliva, de secreções corporais, de transfusão de sangue ou em razão de mudanças bruscas de temperatura.
Como prevenir a pneumonia?
Na maioria dos casos, a pneumonia é prevenível! A medida mais eficaz é a vacinação para influenza e pneumococo. Por isso, pergunte ao seu médico sobre as campanhas de vacinação.
Além disso, a pneumonia pode ser prevenida pela adoção de hábitos mais saudáveis, por exemplo, prática de atividades físicas regulares, alimentação equilibrada, não fumar.
Qual é a importância da Fisioterapia Respiratória nos casos de pneumonia?
A Fisioterapia Respiratória é uma especialização da Fisioterapia, voltada a aplicar um conjunto de técnicas e de procedimentos para a prevenção, a recuperação e a promoção da saúde respiratória.
Como a pneumonia é uma infecção respiratória, a atuação dos fisioterapeutas é fundamental na recuperação dos pacientes. São algumas formas de atuação do fisioterapeuta nos casos de pneumonia:
• Aplicação de técnicas e de manobras desobstrutivas.
• Reexpansão pulmonar.
• Suporte ventilatório não invasivo, ou, ainda, ventilação não invasiva (VNI).
• Ventilação mecânica (VM).