Saúde mental no trabalho: a importância da psicologia organizacional para o ambiente corporativo


Postado:


A psicologia organizacional é um ramo dedicado a estudar e entender as implicações da psicologia no ambiente corporativo, com o objetivo de promover a saúde no contexto do trabalho. 
 
Para um maior entendimento do cenário que vivíamos e que foi agravado com a pandemia de Covid-19, levantamos alguns dados sobre os transtornos psicológicos que mais estão presentes na vida das pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
 
Estresse: estimativa de que 90% da população mundial conviva com o estresse. 
 
Ansiedade: 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, 9,3% da população do país convive com o transtorno de ansiedade, o maior número de pessoas com ansiedade do mundo.
 
Depressão: 12 milhões de brasileiros sofrem com depressão, o que representa 5,8% da população, o maior número da América Latina.
 
No contexto da pandemia de Covid-19, em que sentimentos de insegurança e incerteza são provocados por diversos disparadores, esses transtornos psicológicos mais comuns entre a população podem ser agravados. 
curso online grátis de psicologia organizacional

12 ações que as empresas podem tomar para promoção da saúde mental dos colaboradores

Durante esse período, as empresas, utilizando a Psicologia Organizacional, podem tomar algumas medidas para o bem-estar dos colaboradores.
 
Segundo a professora Elisa Próspero, docente do curso de Pós em Psicologia Organizacional, estas são as 12 ações que as empresas podem tomar para a promoção da saúde mental em ambiente corporativo durante a pandemia de Covid-19:
 
1. Mostrar que se importam genuinamente com todas as pessoas e equipes nesse cenário, por meio de comunicados e reuniões online, troca de feedbacks, palestras com conteúdo significativo sobre relações humanas etc. 
 
2. Preparar as lideranças para orientar, acompanhar e acolher mais cada pessoa, em vez de somente cobrar resultados. 
 
3. Se faltar informação, uma pesquisa pode auxiliar e direcionar ações que realmente supram as necessidades das diversas equipes.
 
4. Celebrar datas importantes para todos, fortalecendo o senso de união. 
 
5. Certifique-se de que todos estão com condições adequadas de trabalho
 
6. Famílias com filhos podem ter dificuldade para retornar ao trabalho enquanto não houver escolas. 
 
7. Flexibilizar e planejar a possibilidade de integrar o home office + trabalho presencial como um caminho para o futuro. 
 
8. Checar expectativas dos colaboradores para tanto. Muitos querem voltar, outros preferem conciliar. Pesquisas já demonstram essa variação. 
 
9. Fortalecer as lideranças invisíveis: visão, missão e valores. 
 
10. Se possível, surpreender os colaboradores com algum brinde especial que valorize a vida, o trabalho, a organização e a contribuição deles nesse momento. 
 
11. Acompanhar como as pessoas estão reagindo: se com saúde e maturidade ou com medo e estresse intenso. 
 
12. No caso de muita insegurança, contratar apoio psicológico ou de coaching para as pessoas e/ou grupos que mais necessitam.
 
É importante destacar que, dentro de uma organização, as pessoas são as forças motrizes e, assim, devem ser valorizadas e cuidadas, principalmente em momentos instáveis e incertos como este que estamos vivendo.
 
Nesse sentido, a Psicologia Organizacional é uma boa área para promover esse cuidado e essa valorização dos recursos humanos, justamente por ter um olhar atento sobre o comportamento dentro do ambiente de trabalho. 
 
Por isso, esses profissionais, sejam psicólogos, profissionais de recursos humanos ou gestores precisam buscar continuamente o conhecimento, para permanecerem atualizados e prontos para lidar com as pessoas no dia a dia corporativo.

Dicas de como manter a saúde mental no dia a dia de trabalho

A professora Elisa Próspero também separou dicas para a manutenção da saúde mental durante a pandemia, que devem ser mantidas por toda a vida, segundo a Medicina do Estilo de Vida, sustentada por estudos e pesquisas científicas na área das  Neurociências. São 6 áreas de atenção e práticas cotidianas que devem ser levadas em conta para se preservar a saúde mental ao longo da vida: 
 
1. Ter uma alimentação saudável.
2. Fazer exercício físico regularmente.
3. Manter a qualidade do sono. 
4. Preservar relações e ambientes saudáveis.
5. Lidar bem com o estresse.
6. Eliminar o consumo de tabaco, drogas e álcool.
 
Caso perceba ter entrado em um quadro de ansiedade ou depressão, procure ajuda médica ou psicológica. Não permita que esses transtornos se tornem mais graves.
 
Você também pode gostar de ler:

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020