5 benefícios do cacau numa dieta nutricional


Postado:


Cacau é o fruto que colhemos de uma árvore chamada cacaueiro, típica da região norte do Brasil. Como se sabe, o cacau é a matéria-prima do chocolate, doce muito adorado pelos brasileiros. Mas, você sabia que esse fruto apresenta diversos benefícios para a saúde? 
 
De acordo com a “Cartilha de Boas Práticas da Cultura do Cacau no Estado do Pará”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: “O fruto de cacau apresenta um pericarpo carnoso composto de três partes distintas: o epicarpo, que é carnoso e espesso, cujo estrato epidérmico exterior pode estar pigmentado; o mesocarpo, que é delgado e duro, mais ou menos lignificado; e o endocarpo, que é carnoso, mais ou menos espesso”.
 
Segundo a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), o Brasil fica com a sexta posição na produção de cacau do mundo. 

Quais os benefícios do cacau para a saúde?

O cacau é um alimento funcional, o que quer dizer que traz benefícios para a saúde, além das funções nutricionais básicas. Vamos aos 5 benefícios do cacau:

1. Reduz a hipertensão 

Ao estimular a produção de óxido nítrico, ajuda a melhorar a função dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. 

2. Melhora os sintomas do diabetes tipo 2

O consumo do cacau pode auxiliar no alívio de sintomas da diabetes tipo 2. Isso porque os flavonoides do cacau podem tornar a digestão de carboidratos mais lenta. Assim, o cacau pode ser um aliado de quem já convive com a diabetes tipo 2, ou pode resultar em um menor risco para o aparecimento da doença.
 
Você também pode gostar de:
+ 10 pós-graduações em Nutrição para aumentar suas oportunidades na carreira
+ Pandemia modifica hábitos alimentares dos brasileiros

3. Redução do risco de doenças neurodegenerativas

Estudos indicam que o cacau, por conta dos polifenóis e dos flavonoides, tem uma influência positiva na saúde cerebral, reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. 

4. Melhora do humor

Por ter substâncias que ajudam no estímulo da serotonina, um neurotransmissor que contribui para a regulação do humor, do sono, do apetite etc., o cacau é um alimento que melhora o humor e atenua sintomas de depressão e ansiedade. 

5. Ajuda na saúde do coração

Como é um alimento rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes, o cacau auxilia na promoção da saúde cardiovascular.
 
Contudo, esses benefícios só podem ser avaliados caso a caso por um profissional de Nutrição capacitado e especializado, que é o responsável pela pesquisa e pela avaliação da inclusão do cacau em uma dieta nutricional. 
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021