5 estratégias para falar muito bem em público


Postado:


Seja qual for a profissão, em algum momento, precisaremos de algumas habilidades de oratória e, dessa forma, aprender como falar em público pode ser muito importante e útil. Por isso, se você almeja aprender a discursar para uma plateia, estas dicas podem ajudá-lo!
 
Em pesquisa feita pelo jornal britânico Sunday Times, descobrimos que, entre os entrevistados, mais de 40% apontaram o ato de falar em público como seu maior medo. Contudo, vencer esse medo exige planejamento e treino, para que, assim, a ansiedade excessiva possa ser superada. 
 
Então, vamos às dicas para ajudar você a falar bem em público e, desse modo, riscar uma das metas de 2021.

Como se preparar para falar em público?

1. Organize em tópicos tudo o que precisa falar

Antes de tudo, tenha em mente todos os tópicos que você quer abordar. Escreva-os em um papel ou em um documento de Word (como preferir). Se isto proporcionar uma visualização melhor, tente separar seus tópicos em blocos, sendo cada bloco de uma cor diferente.
 
Esses tópicos serão seu guia permanente. Por isso, não se esqueça deles!

2. Saiba com quem você está falando

Mesmo se você não estiver acostumado a falar em público, diante de uma plateia considerável, é sempre positivo ter em mente algumas perguntas sobre o público com o qual você está falando, por exemplo: “Quantas pessoas são?”; “Quem são essas pessoas?”; “Qual é o objetivo de elas me ouvirem?”; e, ainda, “O que eu quero passar para essas pessoas?”.
 
Depois que essas perguntas estiverem respondidas, você conseguirá ter uma visão melhor sobre o público a que você se dirige e qual a melhor linguagem para abordá-lo.

3. Ensaie, ensaie e ensaie, sem parar

Tópicos preparados e linguagem escolhida para melhor abordar os públicos, agora, é a hora de ensaiar. Assim, você conseguirá manter a sua linha de raciocínio fluida, com as ideias bem desencadeadas na hora da apresentação.
Você pode ensaiar de duas maneiras eficazes: utilizando um espelho ou gravando sua apresentação para, depois, analisar os pontos que precisam ser melhorados.
 
Você também pode gostar de:
+ 6 benefícios da leitura que vão instigar você a ler mais
+ 5 cursos de pós-graduação em Comunicação e Marketing para fazer um upgrade na carreira
+ Por que fazer um curso de MBA?

4. Prepare sua apresentação de apoio

Em geral, na maioria das apresentações, são utilizados slides. Trata-se de uma ferramenta de grande apoio na hora da apresentação.
Por isso, alguns dias antes, prepare sua apresentação em slides. Nada de deixar para a última hora e arriscar não ter o material pronto no dia.
 
Priorize uma apresentação visualmente agradável, com poucos tópicos e muitas imagens e ícones. 

5. Escolha bem o vestuário

As suas roupas e os seus sapatos podem ser seus aliados ou seus inimigos na hora da apresentação. Faça suas escolhas com cuidado, sempre tendo em mente se o local requer uma vestimenta mais formal ou mais informal.
Assim, priorize um vestuário confortável, que deixe você confiante e seguro. Evite sapatos barulhentos e acessórios que distraiam a atenção do público, por exemplo.

E na hora da apresentação?

Fique calmo e mantenha o controle da situação

Chegada a hora da apresentação, é o momento de manter a calma, sabendo que você é quem controla a situação e que, além disso, você é a pessoa que mais conhece as suas falas. 
 
Durante a noite que antecede a sua apresentação, você pode fazer sessões de relaxamento, fazendo as atividades que mais deixem você relaxado e feliz, como assistir a um filme, ouvir uma música boa, ler um livro, entre outras opções. Enfim, faça algo que você aprecie.

Fale o mais naturalmente possível 

Durante a apresentação, lembre-se dos pontos-chave e de como eles se conectam. Assim, você consegue ter a firmeza e a serenidade de falar o mais naturalmente possível. 
 
Afinal, como já mencionado, você é a pessoa que melhor conhece a sua apresentação!

Atenção à linguagem do corpo

Dizem que um olhar fala mais do que mil palavras. A linguagem corporal é mais importante do que pensamos.
 
Por esse motivo, preste atenção à sua postura e aos seus gestos. Não se esqueça, também, de manter o contato visual com a plateia enquanto você articula suas frases.
 
Ah, outro ponto importante: suas mãos! Evite balançá-las muito ou deixá-las escondidas. Tente utilizá-las para enfatizar termos importantes, mas sem exagero!

Estrutura de apresentação (introdução, desenvolvimento e conclusão)

Fique atento à estrutura da apresentação:
 
Introdução: não se esqueça de saudar os ouvintes, de se apresentar brevemente e de realizar um resumo de todos os principais pontos, de forma sucinta e objetiva, como se fosse um sumário.
 
Desenvolvimento: desenvolva suas ideias em uma cadência natural, sempre desencadeando as temáticas de forma fluida.
 
Conclusão: nunca finalize uma apresentação com “É isso!”. Passa maior credibilidade retornar a todos os pontos, de modo a fixar as ideias e a amarrar todos os assuntos. Por fim, agradeça a todos, deixe seus contatos disponíveis e abra para perguntas. 
 
Agora, que vimos as dicas infalíveis para você se sair muito bem na sua apresentação ou palestra, é a hora de colocar em prática. Se o seu desejo for se aprofundar mais nas questões da Língua e da Linguagem, a dica que damos é conferir os cursos de pós-graduação EAD em Línguas ou especializações a distância em Comunicação.
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021