Enfermagem em Nefrologia é uma área essencial na atenção e cuidado com a saúde. Conheça mais sobre o que faz e onde pode atuar o enfermeiro nefrologista.
 
Com o aumento e a falta de acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, o número de pacientes que necessitam de tratamentos dos rins também vem aumentado.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), cerca de 10 milhões de brasileiros convivem com alguma disfunção renal. Atualmente, um número entre 90 mil e 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil.
 
Esse número possibilita perceber o quanto os enfermeiros especializados em nefrologia são essenciais para o tratamento e a manutenção da saúde de milhões de pessoas. 

O que faz o enfermeiro em nefrologia?

Nefrologia é uma área especializada em prevenir, diagnosticar e tratar doenças do trato renal. Assim, o enfermeiro nefrologista é o profissional de saúde responsável pela assistência e cuidado direto com o paciente com quadro de injúrias ou insuficiências renais. 
 
Algumas das funções do Enfermeiro Nefrologista:
 
• Prevenção de doenças renais e promoção de saúde renal com a comunidade.
• Acompanhamento de terapias renais.
• Realização de gestão dos tratamentos em pacientes com quadros crônicos e agudos.
• Avaliação da técnica e do operacional em procedimentos.
 
Você também pode gostar de:
+ Enfermeiro em Nefrologia e as doações de órgãos
+ [Conteúdo] Doença renal crônica e as terapias dialíticas na atuação da Enfermagem
+ A rotina e os desafios do profissional de Enfermagem em UTI

Onde o Enfermeiro Nefrologista pode atuar?

Os profissionais de enfermagem com especialização em Nefrologia podem atuar em:
 
• unidades hospitalares públicas e privadas;
• ambulatórios;
• clínicas especializadas em tratamentos de pacientes com problemas renais;
• instituições de ensino;
• tratamento particular em domicílios.
 
São várias as opções de atuação dos profissionais em Enfermagem em Nefrologia. 

Quanto ganha um Enfermeiro Nefrologista?

Segundo o site Vagas.com, com as informações coletadas dos candidatos às vagas disponíveis na área, o valor médio é de R$ 4.500,00, e chega a R$ 5.051,00 de acordo com o nível de experiência e de atualização profissional. 
 
Por isso, para ser um enfermeiro nefrologista que ocupa os maiores cargos, a especialização profissionalizante é uma das etapas fundamentais.
 
Como se tornar um profissional em Enfermagem em Nefrologia?
Primeiro de tudo, o profissional que almeja atuar na área necessita completar a graduação em Enfermagem e ganhar experiência na área. 
 
Agora, para atuar diretamente nessa área e ser referência dentro dela, o indicado é procurar por Pós-Graduações em Enfermagem e Nefrologia. A Pós Estácio oferece a Pós-Graduação em Enfermagem e Nefrologia, contando com um corpo docente com experiência no mercado e excelente formação acadêmica, e também com uma grade curricular completa e aprofundada nos temas em nefrologia.
 
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e compartilhe com seus amigos sobre Enfermagem em Nefrologia.