5 benefícios do café da manhã balanceado para a saúde


Postado:


O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Você sabe quais são os benefícios de um café da manhã balanceado? Confira!

Benefícios do café da manhã para a saúde

1. Controle e perda de peso

Segundo pesquisa feita com mais de 50 mil pessoas na Universidade Loma Linda (Estados Unidos) e na República Tcheca, um dos fatores responsáveis pelas menores taxas de Índice de Massa Corporal (IMC) é o hábito de tomar café da manhã diariamente. 
 
“Nosso estudo sugere que, em adultos relativamente saudáveis, comer com menos frequência, sem lanchar, consumir café da manhã e fazer a maior refeição do dia pela manhã pode ser um método eficaz para prevenir o ganho de peso a longo prazo”, disseram os autores da pesquisa ao jornal britânico online The Telegraph.
 
A ideia de apostar no café da manhã como a principal refeição do dia para prevenir o ganho de peso já é antiga.
 
Em outro estudo, Daniela Jakubowicz, autora do livro The Big Breakfast Diet (A dieta do grande café da manhã, em tradução livre), descobriu que é mais provável que a pessoa se sinta satisfeita ao longo dia, comendo menos, quando ela consome a maior parte das calorias diárias pela manhã. Segundo a especialista, comer chocolate de manhã, quando nosso metabolismo está mais ativo, também pode ajudar a reduzir a vontade de comer doces no resto do dia.
 
Você também pode gostar de:

2. Disposição e bem-estar

Quando os alimentos são consumidos da maneira correta, o café da manhã saudável poderá ajudar na disposição ao longo do dia, mantendo os níveis de açúcar no sangue (glicemia) equilibrados.

3. Redução no risco de adquirir doenças cardiovasculares

Muitos fatores contribuem para a prevenção contra as doenças cardiovasculares, como manter hábitos saudáveis e praticar atividades físicas regulares. Mas não é só isso: tomar o café da manhã de forma saudável pode ajudar no combate a essas doenças.
 
Uma pesquisa realizada na Universidade de Iowa (Estados Unidos), com 6 mil pessoas, mostrou que o risco é 87% maior de falecer por doenças cardiovasculares entre os que não se alimentam direito pela manhã.

4. Ajuda a regular hormônios do corpo

O café da manhã também ajuda a regular diversos hormônios presentes no nosso organismo, entre eles, o cortisol, que é um regulador do humor, da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue. 

5. Regula o intestino

Um bom café da manhã, com os nutrientes necessários, também ajuda a manter o trânsito intestinal adequado, evitando problemas como a prisão de ventre. As pessoas que ficam em jejum durante o café da manhã, então, podem sofrer problemas relacionados ao mal funcionamento do intestino. 
 
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossos posts e compartilhe com seus amigos! Aproveite para conferir os cursos de Pós EAD em Nutrição da Pós Estácio. 
 

 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021