O que é Nutrição Ortomolecular e como é a área de atuação?


Postado:


A origem da Nutrição Ortomolecular foi introduzida por Linus Pauling, doutor em Química, que dedicou anos de sua carreira a pesquisas sobre o comportamento do organismo humano e os alimentos. Desde então, a área de Nutrição Ortomolecular ganhou um amplo espaço de atuação e pesquisa.

O que é Nutrição Ortomolecular e como surgiu?

Foi em 1949, quando Pauling e seus colegas publicaram um artigo que anunciou a descoberta da causa da anemia falciforme, a primeira doença a ser descrita como uma doença molecular. Mas foi em 1968, após anos de pesquisas, que Pauling publicou o artigo Psiquiatria Ortomolecular, na revista Science, que comprovou que o equilíbrio do organismo humano tem relação direta com os alimentos que consumimos.
 
Dessa forma, a Nutrição Ortomolecular descreve a prática da prevenção e tratamento de doenças, proporcionando ao corpo quantidades necessárias de substâncias que são naturais para o corpo.

Como é a atuação do nutricionista especializado em clínica ortomolecular?

A Nutrição Ortomolecular trabalha com tratamentos e dietas no nível celular, visando ao equilíbrio metabólico, fazendo a reposição de vitaminas e minerais específicos. Além disso, tem como objetivo restabelecer o equilíbrio químico celular e melhorar a função fisiológica. 
 
Dessa forma, de acordo com exames específicos, o nutricionista vai definir o que o organismo necessita em nível ortomolecular e montar um plano alimentar baseado nos resultados obtidos. 
 
Assim, os nutricionistas especializados em clínica ortomolecular conseguem auxiliar na recuperação das doenças ortomoleculares, como a anemia. 
 
Você também pode gostar de:
10 pós-graduações em nutrição para aumentar suas oportunidades na carreira
Pandemia modifica hábitos alimentares dos brasileiros
5 Benefícios do Cacau numa dieta nutricional

As doenças ortomoleculares

A origem das doenças ortomoleculares está diretamente ligada à falta de vitaminas e aminoácidos presentes no corpo. Muitas doenças são avaliadas como doenças moleculares, tais como:
 
Fenilcetonúria, em que uma deficiência da enzima permite a acumulação do aminoácido fenilalanina no organismo, conduzindo a problemas mentais e físicos.
 
Galactosemia é a dificuldade que o organismo sofre ao transformar ou metabolizar a galactose em glicose.
 
Anemia é relacionada com o baixo nível de hemoglobina no sangue, causado pela falta de alguns nutrientes, como: zinco, ferro e vitamina B12.
Contudo, o importante nessa hora é saber que tipo de dificuldade o corpo está enfrentando e que tipo de nutrientes ele precisa para se recompor. Por isso, os exames são importantes, para que haja um diagnóstico e a elaboração de um plano alimentar de um nutricionista especializado na área.

Conheça a Pós-graduação Online/ Ao Vivo em Nutrição Clínica Ortomolecular

A Pós em Nutrição Clínica Ortomolecular é voltada para nutricionistas que trabalham com atendimento clínico, para que possam atualizar e desenvolver conhecimentos específicos dessa disciplina e, assim, tornar-se autoridades no assunto. 
 
Para isso, durante esse curso de pós-graduação, serão tratados assuntos como: bases metabólicas da nutrição, aspectos gerais da terapêutica nutricional, tópicos especiais em nutrição ortomolecular e nutrição ortomolecular nas enfermidades. 
 
Vantagens da Pós-graduação Online/ Ao Vivo em Nutrição
• Garantir diferenciais competitivos na área da Nutrição, em específico de Nutrição Clínica.
• Aumentar a empregabilidade e conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar o seu networking (rede de contatos).
• Buscar novos conhecimentos específicos.
• Melhor custo-benefício.
• Certificado credenciado pelo MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos, ampliar seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização na área da Nutrição.
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021