Da poesia ao romance, ou do conto ao ensaio, são infinitas as possibilidades de expressão por meio das palavras. Hoje, vamos trazer seis escritores brasileiros contemporâneos para conhecer a literatura no Brasil.

6 escritores brasileiros contemporâneos promissores

Itamar Vieira Junior

O escritor e geógrafo Itamar Vieira Junior estreou na literatura em 2012, com o livro de contos intitulado Dias, vencedor do XI Prêmio Projeto de Arte e Cultura (Bahia). Desde então vem desenvolvendo um importante trabalho para a literatura brasileira.
 
Entre seus trabalhos literários, podemos citar: Torto arado (2018), vencedor do prêmio LeYa de 2018 e do Prêmio Jabuti de 2020; e Doramar ou a odisseia: Histórias (2019).

Jarid Arraes

Segundo o site oficial de Jarid Arraes: “Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), Jarid Arraes é escritora, cordelista, poeta e autora do premiado Redemoinho em dia quente, vencedor do prêmio Biblioteca Nacional, do APCA de literatura na categoria Contos e finalista do prêmio Jabuti. Jarid também é autora dos livros Um buraco com meu nome, As lendas de Dandara e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”.

Conceição Evaristo

Romancista, contista e poeta mineira, Conceição Evaristo escreve sobre a experiência das mulheres negras, para resgatar e recuperar a ancestralidade da negritude do país. A autora é extremamente importante para a representatividade feminina e negra na literatura. Uma escritora brasileira extraordinária.
 
Entre suas principais obras, estão: Ponciá Vicêncio (2003); Poemas da recordação e outros movimentos (2008); Insubmissas lágrimas de mulheres (2011); Olhos d’água (2014); e Histórias de leves enganos e parecenças (2016).
 
Você também pode gostar de:
+ 6 Benefícios da leitura que vão instigar você a ler mais
+ Dubladora, tradutora e professora fala sobre a carreira em dublagem e tradução

Sueli Carneiro

Aparecida Sueli Carneiro é filósofa, escritora e ativista do movimento social negro brasileiro. É fundadora e atual diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, e uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil.
 
Entre suas principais obras, estão: A mulher negra brasileira na década da mulher (1985); Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil (2011); e Escritos de uma vida (2018).

Aline Bei

Segundo a Companhia das Letras: “É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo teatro-escola Célia Helena. Seu romance de estreia, O peso do pássaro morto (2017), foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. Pequena coreografia do adeus é seu segundo livro”.

Ailton Krenak

Ailton Alves Lacerda Krenak é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro. Entre seus principais trabalhos literários, podemos citar: Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil.
 
Essas são apenas algumas das importantes figuras da literatura brasileira, mas existem muitas outras em ascensão atualmente. Ler e consumir obras produzidas por autores brasileiros é a melhor forma de valorizar os trabalhos escritos em território nacional.