Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores da sociedade sentiram efeitos profundos, incluindo a área da educação. Para termos uma ideia, a interrupção do ensino presencial já afetou cerca de 1,2 bilhão de estudantes em todo o mundo, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 
 
Essa nova realidade impactou e potencializou os desafios e as dificuldades da educação no Brasil, como a desigualdade social, por exemplo. Por isso, nesse momento, os supervisores educacionais, ou, ainda, os líderes escolares são fundamentais para a articulação da Educação no Brasil. 
 
"Os desafios enfrentados pelos sistemas de educação são vastos. Os líderes escolares são uma camada importante no sistema educacional, que pode atuar como um agente motivador e coordenador para garantir que professores, alunos e famílias estejam conectados aos planos feitos por funcionários da educação”, afirma o professor Almir Vicentini.
 
Para entender um pouco melhor a importância dos supervisores escolares no processo educacional, conversamos com o Prof. Me. Almir Vicentini, docente do curso de pós em Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional. Confira:
 

Qual é o papel dos supervisores escolares nesse momento? Como podemos apoiá-los?

Prof. Almir Vicentini – Por ser uma posição estratégica dentro das instituições, eu recomendo alguns cuidados para apoiar os líderes escolares durante a pandemia de coronavírus.
 
Quer sejam chamados de diretores, supervisores, coordenadores, agentes ou outro nome, os líderes escolares desempenham um papel importante de motivação e coordenação nas respostas dos sistemas educacionais à Covid-19. Aqui estão minhas recomendações para apoiá-los nesta função crítica.
 
Torna-se importante definir claramente o papel dos líderes escolares na resposta à crise.
 
Um insight importante é que os líderes escolares se sintam fortemente responsáveis por garantir o bem-estar de seus alunos durante esta crise. Esse senso de responsabilidade pode ser utilizado para apoiar suas comunidades. É fundamental que os governos estabeleçam diretrizes claras sobre o que se espera dos líderes escolares e também forneçam o apoio e os recursos necessários para o desempenho de suas funções.
 
Leia: Saiba quais são as projeções para a educação pós-quarentena
 

Qual a importância do Supervisor Educacional na articulação da educação nesse momento, tendo em vista que a interrupção do ensino presencial já afetou mais de 1,2 bilhão de estudantes em 191 países?

Prof. Almir Vicentini –  Os gestores precisam recrutar líderes escolares para liderar o processo de reabertura de escolas.
 
Quando as escolas finalmente forem reabertas, esperamos que os líderes escolares enfrentem um grande fardo na criação rápida de espaços de aprendizagem seguros e saudáveis para seus alunos. Com base na literatura relacionada a escolas emergentes de desastres, acredito que os líderes terão que abordar os seguintes fatores:
 
1. Desafios de saúde mental e bem-estar entre professores e alunos que podem ter sofrido de ansiedade, depressão, isolamento ou desnutrição. Os líderes escolares terão que ser treinados na identificação dos sintomas desses desafios e nos métodos leigos para lidar com eles. 
 
2. Perdas de aprendizagem entre as crianças – Prevejo que essas perdas sejam mais graves nas escolas de menor qualidade, pois a base de aprendizagem dos alunos já teria sido menor. Aulas corretivas rápidas, com agrupamento por competências, podem ser a resposta a esse desafio, mas isso exigirá suporte adicional para líderes e professores. 
 
3. Perda de alunos e professores – Sabemos que professores e alunos voltaram para suas casas durante a crise. Embora muitos voltem para as escolas, precisamos estar atentos à disseminação do coronavírus, já que pode haver perda de vidas entre professores, pais e alunos. Os líderes da escola terão que planejar vários cenários e ajustar, dependendo da situação conforme as escolas reabrirem. 
 
4. Garantia de suprimentos adequados – Com a interrupção nas cadeias de suprimentos, coisas como livros e materiais didáticos podem estar em falta, e caberá aos líderes da escola descobrir os planos para a continuidade do aprendizado. 
 
5. Programação e outros desafios logísticos – Dependendo de quão controlado seja o retorno para as aulas, totalmente abertas, pode haver desafios de programação. Por exemplo, as crianças mais velhas podem voltar para a escola primeiro, seguidas pelas crianças menores depois. Isso significaria que os líderes escolares teriam que estar preparados para operar suas escolas com um alto grau de flexibilidade.
 
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Como os supervisores educacionais podem manter-se atualizados para lidar com situações como essa que estamos vivendo? 

Prof. Almir Vicentini – É importante fornecer suporte aos líderes para enfrentar os desafios com os quais queremos que eles lidem. Buscar programas de desenvolvimento profissional online específicos para o contexto, como um suporte crítico para os líderes.
 
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Por meio do trabalho online inicial com líderes escolares, uma lição que aprendemos é que um papel fundamental para os sistemas educacionais durante esse tempo é conectar líderes escolares a grupos de pares para que eles possam compartilhar rapidamente as melhores práticas. Os líderes escolares têm uma visão única dos desafios enfrentados por suas comunidades, e alguns deles estão sendo bastante inovadores e engenhosos durante esse período. Descobrimos que os líderes escolares são extremamente abertos para compartilhar suas ideias.
 
Os desafios enfrentados pelos sistemas de educação são vastos. Os líderes escolares são uma camada importante no sistema educacional, que pode atuar como um agente motivador e coordenador para garantir que professores, alunos e famílias estejam conectados aos planos feitos por funcionários da educação.
 
Além disso, líderes escolares conhecem bem as necessidades de suas comunidades e podem ajudar a direcionar os recursos disponíveis para aqueles que deles precisam.
 
Assim, os sistemas educacionais também devem orientar, coordenar e ampliar os esforços que os líderes das escolas já estão realizando. Talvez um problema tão grande não precise apenas de uma grande solução; talvez precise de um milhão de soluções comunitárias locais. 

A pós-graduação é um bom caminho para se atualizar?

Prof. Almir Vicentini – Embora obter um diploma de graduação seja uma conquista inegavelmente grande, pode não ser o fim de sua jornada acadêmica. Na verdade, milhões de estudantes em todo o mundo optam por continuar ainda mais buscando diplomas de pós-graduação, também conhecidos como diplomas obtidos após a conclusão do bacharelado; também chamados de graus avançados, incluem mestrados e doutorados.
 
Quer saber se essa rota é certa para você? Nesse caso, seguem cinco razões para considerar a busca de um diploma de pós-graduação:
 
1. Suas perspectivas de carreira crescerão.
2. Você poderá alcançar níveis elevados de cargos na educação.
3. Alta flexibilidade para a resolução de problemas.
4. Você amplia seu repertório intelectual e de atuação assertiva.
5. Você desenvolverá conexões benéficas.
 
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Por isso, é importante que os profissionais da educação, sobretudo supervisores escolares, sendo formadores de formadores, estejam preparados para enfrentar todas as dificuldades desse período atual e, também, dos próximos que virão. 
 
Sobre o professor Almir Vicentini
• Mestre em Educação – PUC/SP
• Extensão – Harvard University/USA – Leaders of Learning
• Extensão – MIT/USA – Design Thinking for Leading and Learning
• Pós-Graduação em Administração – FGV/SP
• Bacharel em Física – Fundação Oswaldo Cruz/SP
• Licenciatura em Pedagogia – Universidade de Franca
• Conselheiro e Membro Titular do Conselho Municipal de Educação de São Caetano do Sul/SP 
• Coordenador e Professor de Pós-Graduação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), da Universidade Estácio e do    Centro Universitário São Camilo.